sábado, 25 de dezembro de 2010

A defesa da privacidade pública

Há duas coisas que o típico português aprecia e defende acima de tudo o resto: o direito à mais obsessiva privacidade e as modernices inúteis. Numa conjugação destes dois gostos muito populares, a Administração da minha escola decidiu disponibilizar as notas do 1º Período de uma forma original.
Avisos:
Classificações do 1º Período
Aviso os alunos e seus encarregados de educação que as classificações do 1º período se encontram afixadas em pauta nas vitrinas disponíveis na escola e também publicitadas no GIAE online.

O director, em 21.12.2010
O GIAE é a sigla complicada que define um site onde os alunos vêem as suas faltas e notas, o qual só pode ser acedido por uma password que os directores de turma devem dar aos alunos. A razão parece simples: promover a privacidade do aluno, evitando que as outras pessoas vejam as suas notas.
O que é coerente com o facto de essas mesmas notas estarem disponíveis publicamente nas vitrinas da escola; assim, quando algum espião internacional quiser destruir a minha liberdade e privacidade individuais ao analisar os meus resultados escolares, só terá de se dirigir à própria escola que, com passwords, senhas de acesso e GIAES online, só dificulta a vida do próprio aluno na sua luta para preservar o seu direito à privacidade.
Safa-se o espião internacional mas não o aluno que, sem pass (porque nunca a recebeu, porque a perdeu, porque não a tem naquele momento) não tem forma de saber que notas tirou no 1º Período; a não ser que queira interromper as férias com uma visita física à escola que, com certeza, estará fechada durante alguns dias do Natal e do Ano Novo.
Resta-me esperar pelo primeiro dia de aulas para ver as minhas notas, e, com cuidado, evitar olhar para o resto da pauta, onde figuraram as notas dos meus colegas. A última coisa que quero é sodomizar-lhes a privacidade.

Sem comentários: