quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O casal mais importante da literatura de ficção

José

Diz, Maria

Ouve-me, tenho algo importante para te dizer.

Fala



Então?

São dolorosas, as palavras…

Porquê? Que se passou?

É algo maravilhoso, mas…

Sim?

Espero que não te zangues…

Fugiu alguma cabra?

Não.

E a vaca?

Não.

E o burro?

Não. José…

Sim?

Eu estou grávida.

Maria! Que alegria! Deixa-me abraçar-te! … Mas… espera, tu não és…?



Maria? Maria, eu pensei que tu eras…

E sou!

Não me mintas! O que se passa? Diz-me a verdade!

A verdade é que… O filho não é teu.



José…?

O filho não é meu?

Não.

E estás a dizer-me isso com todo o descaramento?!

José, por favor…

Quem foi? Quem foi o malvado?! Vou apedrejá-lo!

José, por favor, deixa-me explicar-me!

Onde é que pus o meu granito Paquistanês?

José, pára com essa loucura!

Não me puxes pelo braço! O que foi?! Não chega já o que fizeste?

José, tem calma! O filho é Cristo, nosso salvador!

Desculpa?

José, senta-te aqui, olha-me nos olhos… Deixa-me contar-te. Um anjo desceu dos Céus e disse-
me que eu estava grávida, e que daria à luz o filho do Nosso Senhor, e que esta criança seria o Salvador da Humanidade!

Estás absolutamente demente!

José, deves acreditar em mim…

Que desculpa mais esfarrapada! Apareces-me grávida em casa, quando ainda esta manhã eras uma flor inocente, e dizes-me que foi um anjo?

Não foi um anjo, foi o Senhor!

Qual senhor?

O Senhor? Ele! O Nosso Senhor!

Maria, eu juro que não o apedrejo. Diz-me a verdade.

Eu estou a dizer-te a verdade.

Um anjo?

Sim! Ele desceu dos Céus com as suas asas brancas e puras para me dar a boa nova!

Como é possível teres engravidado assim?

Estás a duvidar dos poderes divinos de Nosso Senhor?

Como sabes que estás grávida? Tens a certeza?

Estou atrasada uma semana.

E como sabes que o filho é de Nosso Senhor?

Porque o anjo disse-mo, José! Não é incrível?



O que foi?

O Nosso Senhor vai assumir as suas responsabilidades como pai, certo?

José…

Maria, desonraste o meu nome e o da minha família, apareces-me grávida em casa e ainda por cima de Deus? Como queres que me sinta?

José, o nosso filho será o Cristo, irá limpar a humanidade do pecado!

A última vez que Nosso Senhor limpou a humanidade do pecado foi com uma inundação.

Deus escreve direito por linhas tortas.

Como é que ele te engravidou? Isso significa que já não és…

Não, não significa nada. Foi o Espírito Santo. Sou ainda pura como uma flor.

Ao menos isso! O Espírito Santo? Mas afinal…

José, preciso de saber se estás comigo.



José, meu marido…

O que é que queres? Sinto-me enganado! Traído! A Minha mulher, a ser engravidada por um
Espírito!

É para o bem da Humanidade!

E continuas… inocente?

Mais inocente que uma rosa.

Tenho de ir dormir. Tive um dia muito complicado na oficina e agora esta notícia está a mexer com o meu estômago. Estou a ficar com azia…

José, tens de acreditar em mim…

A minha mulher sai à rua para ir comprar queijo e dá de caras com um anjo, que lhe diz que está grávida do Espírito Santo mas que mesmo assim continua inocente… É de dar cabo de uma pessoa… Que enredo!

José, promete-me que ficarás comigo…

Ficarei, claro… Vou amar este filho como se fosse meu…

Ainda por cima ele veio para nos salvar, José…

Deus mandou o seu Filho para nos salvar? De quê?

Do castigo eterno e do pecado, penso eu…

Mas se é Deus que nos castiga quando pecamos…! Porque é que eles nos ameaça e depois nos salva logo a seguir? Aliás, porque é que ele te tem de engravidar para o fazer?

Não comeces com as blasfémias, José! Com certeza que o Filho do Senhor nos salvará de uma forma comovente, bonita e sem qualquer violência. A propósito, ouviste falar daqueles que foram crucificados ontem a tarde? Que horror, deviam proibir aquelas coisas!

Fim
.

Sem comentários: