domingo, 16 de setembro de 2012

Em defesa da combinação meia + sandália


Há na sociedade, e em particular no universo do calçado casual, um tabu que deve ser adereçado. Por que razão será um estigma social calçar meias e sandálias ao mesmo tempo?


Dizem os fascistas do vestuário que a meia deve ser usada (e nunca branca) com sapatos ou ténis, e que as sandálias, chinelos e havaianas (não serão as havaianas uma espécie de chinelos? questão para outro dia) devem ser calçados descalços (calçados descalços? questão para outro dia). De onde vem esta regra de que ninguém fala mas que todos aceitam tacitamente?

Falar de estética podológica é entrar pelos meandros da filosofia; parece-me até que defender a proibição da combinação meia + sandália por motivos meramente estéticos é inconcebível. Maiores atentados ao bom gosto alheio são perpetuados por sapatos de vela com aquelas franjinhas castanhas, ténis amarelos ou cor de rosa, e chinelos que potenciam a visualização quer dos pelos dos dedos dos pés quer das unhas por cortar, e sujas com aquele material residual escuro que nos nasce nos cantos das unhas quando usamos meias durante um dia inteiro. E no entanto, perguntem aos vossos amigos por que razão não usam meias e sandálias em simultâneo e deparar-se-ão com uma risada divertida e um comentário como “Porque fica mal, seu estúpido”.

Mas então porquê remar contra a corrente, arriscar a inquisição dos esteticistas, correr o risco de parecer um turista americano de 65 anos? Porque os benefícios da combinação meia + sandália suplantam qualquer efeito secundário nocivo.

Podemos estudar o assunto de uma maneira muito directa: que benefícios obtemos quer das meias quer das sandálias? Enumeremo-los:

Benefícios das meias:

Quentinho
Diminuição atrito sapato / pele
Protecção contra intempéries

Benefícios das sandálias:

Frescura
Deixam pés respirar
Permitem visualização imediata de qualquer problema de saúde no pé

Repare-se desde já que estas virtudes não são necessariamente contraditórias. Mas para já: dirão os críticos que uma visão simplista desta questão deixa de fora todos os defeitos inerentes à utilização de cada calçado. Em suma:

Defeitos das sandálias:

Potencial sensação de frio
Atrito pele / superfície da sandália
Contacto com ambiente nocivo

Defeitos das meias:

Potencial sensação de calor
Esteticamente inutilizadas por estarem tapadas pelo sapato
Podem ser desparelhadas

Mas levemos esta análise às suas últimas consequências, i.e., repare-se que a colocação de todas estas características numa tabela permite que cheguemos a uma conclusão inevitável: os benefícios das sandálias compensam os malefícios das meias, e vice versa.



Em suma, a meia e a sandália foram feitas uma para a outra por um deus misericordioso. Foi o Homem quem inventou o sapato de vela e o salto alto. Por que razão é-nos escondida esta evidência? Não se deixe levar, prezado leitor, por aquilo que lhe é imposto por uma sociedade estandardizada. Experimente o conforto. Experimente a diferença. Viva no limite e, simultaneamente, no conforto pedonal.

Deixo-o com uma música motivacional para que ganhe coragem para se tornar mais um de nós.

1 comentário:

Julia disse...

Além do facto de ser horrivel esteticamente... e concordo que ha outras coisas piores... nao te parece um pouco contraditorio usares um tipo de sapato fresco e colocares uma meia que aquece? e nao me venhas com historias porque as meias nao deixam os pes respirar tao bem como quando estao descalços. e ha sempre que lembrar que as sandalias foram criadas por gente que nao tinha dinheiro para sapatos muito menos para meias.