sábado, 4 de agosto de 2012

10 Regras para Escrever Ficção


Inspirado por uma interessante reunião de conselhos dados por grandes escritores sobre o seu ofício (que pode ser lida clicando aqui), o Trajectória Aleatória fez uma pesquisa de pelo menos quinze minutos numa livraria portuguesa e compilou umas listas. Que recomendações oferecem aos seus aprendizes os autores mais populares da actualidade?




O escritor português contemporâneo

1) A história deve ser um drama familiar, se possível com três gerações, e conter referências ao Ultramar, ao Alentejo ou ao Minho
2) Como a história é sempre a mesma, escreve com minúsculas, muitas reticências, ou altera a normal sintaxe das frases para chamares a atenção. Resultou com o Saramago, portanto
3) Escolhe um terceiro nome para pôr entre o teu primeiro nome e apelido. Jorge Costa é proibido; Jorge Mário Costa soa já a prémio literário
4) O título de um livro tem de soar bem, não precisa de se relacionar com a história
5) Utiliza pelo menos sete descrições explícitas de relações sexuais
6) Ganha um dos quinhentos prémios literários que por aí andam
7) Utiliza corpo 14 ou 16, duplo espaçamento, para transformares aquele conto que escreveste num “romance” de pelo menos 120 páginas pelo qual poderás cobrar 14 euros. 
8) Dedica o livro a uma pessoa qualquer, desde que a dedicatória seja poética
9) Pede aos senhores da editora que te fotografem com ar sério e sofisticado, de preferência num local com muitas sombras. Olha para a objectiva. Não sorrias. Dá aquele charme de intelectual que não está para ser conhecido pelo grande público.
10) Deixa crescer a barba e evita tomar banho



Um escritor que quer ser como o Dan Brown

1) Abre sempre com um assassinato
2) Nenhum capítulo deve ter mais que três páginas e meia
3) Encontra três conspirações históricas ou científicas e mistura-as
4) A aventura deve desenrolar-se em 24 horas e num mínimo de 3 cidades: uma europeia, uma em África ou no Médio Oriente, e outra à escolha.
5) O herói deve ser um académico / inteligente / carismático que faz par com uma “gaja que não é bem boa mas mesmo assim come-se”
6) O segredo mais bem guardado da história da Humanidade deve ser enumerado por volta da página 300 e resolvido no fim
7) Que seita / grupo secreto / organização governamental quer dominar esse segredo? Tanto faz, mas deve ter um assassino a solo profissional e impiedoso a trabalhar para si
8) Nunca, mas nunca, mas nunca, utilizes vocábulos como “vocábulo”. “Palavra” basta.
9) A profundidade das personagens é sobrevalorizada. Que cor de cabelo têm? Que pormenor engraçado os distingue: coleccionam vinis antigos ou são apreciadores de poesia nigeriana? Isso basta: depois é só metê-los à porrada e a viajar de um lado para o outro
10) Compõe o título à volta de termos como “segredo”, “mistério”, “fórmula”, “proibido”, “mundial” ou (sucesso garantido) “código”. 



António Lobo Antunes

1) Escrever é fazer-se solitário, aguentar o peso das horas como se fossem feitas de penas, as penas que fazem voar os pássaros no jardim, e que belas são as flores no jardim que me fizeste. As flores que planto, planto-as para ti, dizias, feita de cores, vestido ao vento e luzes saindo-te dos olhos, aquela tarde era a perfeição materializada por um deus qualquer que me queria ver feliz.



Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

1) Os gatunos são sempre mais parvos que um bando de adolescentes
2) Os polícias que tentam apanhas os gatunos são sempre mais parvos que um bando de adolescentes
3) Um caniche e um pastor alemão são as tuas melhores armas
4) O herói esperto tem de ser diferente do herói giro e forte
5) Começa um livro sempre com o diálogo entre duas gémeas
6) Encontra um país e pôe o bando de jovens a aventurarem-se nele
7) Quando gastares os países, escolhe regiões
8) Quando gastares as regiões, escolhe cidades
9) Quando gastares as cidades, escolhe aldeias
10) Os gatunos perdem sempre



Um escritor de literatura erótica contemporânea

1) A zoofilia já não é tabu
2) A necrofilia também não
3) O protagonista deve ser sempre uma rapariga frágil, pálida, com poderes mágicos por descobrir e uma séria necessidade de ser protegida por um macho superior
4) O amante da heroína deve querer mordê-la, comê-la, assassiná-la, arranhá-la, levá-la para outra dimensão ou para a cama.
5) As adolescentes adoram homens musculados: metade do trabalho está feito por nós
6) Evitar a todo o custo a utilização de mecanismos que estragam o clima: metáforas, paralelismos, alegorias ou ideias de todo o tipo devem ser substituídas por diálogos e descrição de homens à pancada por uma rapariga feia
7) Agarrar numa criatura mítica, fazer uma lista das características imprescindíveis para a definir e depois desrespeitar todos os items, apelidando este comportamento de “modernização”.
8) A capa deve ser preta e conter anjos, vampiros, zombies, homens-elefante, qualquer coisa: desde que com abdominais definidos
9) Os vilões devem ser muito, muito maus; os bonzinhos devem ser muito, muito bons.
10) Encontra a tua própria voz, o teu próprio estilo, a tua própria forma de plagiar a saga “Crepúsculo”





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