quarta-feira, 1 de agosto de 2012

FAQ infantil


Às vezes as crianças desarmam-nos com perguntas simples para as quais não temos resposta. Temos uma escolha a fazer: ou pomos a criança a ler a Enciclopédia, incentivando-a a descobrir por si mesma as respostas, ou escondemos a nossa ignorância atrás de uma resposta intricada a fim de manter, aos olhos do miúdo, uma aparência de conhecimento. Hoje, aqui, agora, neste local e neste momento, vou dar alguns exemplos práticos de perguntas que um filho de outra pessoa me poderia colocar e às quais responderia sabotando a educação do dito cujo para diversão pessoal.




Por que razão são carecas os neo-nazis?

Como sabes os neo-nazis são versões actualidadas dos nazis originais, que eram um grupo de senhores alemães muito feios que mataram muitos judeus. Hoje em dia os neo-nazis são mais democráticos, e por isso odeiam também os negros, os amarelos, os emigrantes, os políticos, os republicanos, e por vezes as próprias mães. 

Como sabes, o Hitler tinha um penteado ridículo. Sim, eu sei, o bigode já não ajudava; mas aquele penteado, ignorado pelos historiadores e nunca vilipendiado o suficiente, deveria ser o seu verdadeiro símbolo. Acontece que o cabelo de Hitler não existia: ele usava capachinho. Hitler era muito inseguro, como qualquer senhor careca que precisa de cabelo sintético. Daí ter-se escondido num bunker quando os Aliados, o grupo de bonzinhos que tu vês a desembarcar na praia nos documentários do Canal História, derrotaram definitivamente as suas forças. Por essa altura Hitler já não queria matar judeus (até porque sobravam já poucos a quem ele pudesse deitar a mão): acima de tudo, Hitler queria morrer com honra e ficar para a História não como um utilizador de perucas mas como um sociopata maléfico: são escolhas.

No entanto, e na confusão das invasões, Hitler foi traído pela sua secretária: ela terá removido a cola natural que unia a careca do patrão ao seu capachinho predilecto, que caiu à primeira oportunidade. Já que no bunker não havia capachinhos de reserva, Hitler cometeu suicídio a fim de nunca lhe ser descoberta a careca. Os neo-nazis pretendem homenagear o seu maior herói admitindo, por ele, a sua verdadeira natureza. Podem hoje ostentar orgulhosamente o estigma que fez Hitler cair injustamente e, com isso, poupar dinheiro em amaciadores para o gastar em armamento. 



O que está a provocar o aquecimento global?

A utilização dos microondas e fornos a gás. Como ninguém gosta de comida fria a não ser saladas russas no verão, a totalidade da comida reaquecida pode fazer subir a temperatura da atmosfera. Por isso é que há cinquenta ou sessenta anos não havia aquecimento global; só a partir daí se começaram a usar formas artificiais de aquecer a comida. 

Daí ser muito importante comeres tudo o que tens no prato; por cada reaquecimento que fizeres um urso polar pode perder uma cria no meio dos glaciares derretidos.



Deus existe?

Não sei, mas respeito as convicções dos outros.

E sinceramente estares sequer a levantar essa questão poderá ofender a grande maioria da população mundial. Por que tens de fazer uma pergunta sectarista como essa? Não podes continuar com a História ou com o Mundo Natural? Tens de partir para a ofensa ao credo dos outros? Bem. Vamos lá ver. Come mas é os brócolos e cala-te. 



Por que são os pinguins pretos e brancos?

Acredites ou não, os pinguins são na verdade brancos! Nos anos 30, 40 e 50, à medida que os filmes a cores se tornavam moda com a tecnologia Technicolor, os produtores de cinema a preto e branco alugaram um daqueles aviões dos bombeiros e despejaram mais de sete toneladas de tinta preta permanente em cima de várias colónias de pinguins. Como o avião fez a viagem de noite apanhou-os a dormir de barriga para baixo sobre a neve, razão pela qual os animais são pretos nas costas e brancos na barriga. O plano era substituir todos os grandes actores de Hollywood por pinguins amestrados, já que um pinguim que é preto e branco não precisa de ser filmado a cores e pode, bem treinado, produzir entretenimento mais original.

O projecto foi cancelado e a cor triunfou; uma versão desta ideia sobreviveu e viria a ser mais tarde produzida na forma do filme “Happy Feet”, que tu já viste de certeza, sabes que existe, e portanto confirma a história que acabei de contar.



Qual é a diferença entre um crocodilo e um jacaré?

São exactamente o mesmo animal nojento e assustador: quando aparece nos filmes americanos chama-se crocodilo; quando aparece nos filmes brasileiros chama-se jacaré.



Reparei que no Verão os dias são maiores que no Inverno. Porquê?

Porque no Verão a Terra roda mais devagar.






Sem comentários: