quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A rentrée do "Trajectória Aleatória"

No decorrer do próximo ano vou estar demasiado ocupado a tentar construir uma vidinha, e a minha participação neste blog virá a ser severamente afectada.

Com este claro e sério atentado à qualidade da blogosfera (palavra que abomino mas que utilizo como laracha) surge a questão: Como vai o Autor organizar a sua vida? Duas estratégias lhe ocorrem, assim de repente:

Estratégia Número Um: Vir aqui de semana a semana deixar qualquer baboseira escrita sem o mínimo gosto e atenção, fruto de uma mão destreinada e de um cérebro que perdeu a prática;

Estratégia Número Dois: Definir um calendário bem estruturado e que me obrigue, dentro das minhas possibilidades físicas e psicológicas, a cumprir com um número mínimo de posts a dias certos.

A Estratégia Número Um parece-me de todo a mais coerente com os meus objectivos para este ano, leia-se, boas horas de sono e concentração total nas minhas obrigações. Porém, e porque escrever me dá gozo e porque o blog não pode parar (que faria eu sem os rendimentos que daqui advêm?), a Estratégia Número Dois é a escolhida.

Cria-se desde já, portanto, uma entidade autónoma e quase-omnipotente, que na hierarquia do blog está acima de qualquer deus e de qualquer Autor: O Calendário (com maiúscula).

Este Calendário, determinado agora mas sempre sujeito a alterações com o decorrer dos meses, estabelecerá em que dias se publicará determinado texto, com que regularidade, e a que dias de folga tenho direito.

A Primeira Edição do Calendário (permanecem as maiúsculas) estabelece-se como se segue:


Segundas-feiras: Episódio de “Samora”

Terças: Folga

Quartas: Folga

Quintas: Texto Variado

Sextas: Episódio de “Samora”

Sábados: Texto variado

Domingos: Flashback da Semana /Liberdade para publicar o que me apetecer


Entre os “Textos Variados” contam-se (além de, sem surpresa alguma, alguns textos variados) as rubricas que ajudaram a trazer a este blog as largas unidades de leitores: “Cartas para Andrómeda”, “Frase Apropriada”, “The Fernandes Challenge”, “Dicionário Rocha” e “Creative Promps”.

Novidade é o “Flashback da Semana”, no qual coloco links para todos os textos da respectiva semana. Com este mecanismo, o leitor mais preguiçoso (ou ocupado; escolham a categoria que mais vos afaga o ego) poderá visitar o blog apenas aos Domingos e escolher, entre o que foi publicado, aquilo que lhe apetecer ler.

À primeira vista parece-me um plano demasiadamente optimista; a ver vamos. Os planos são bons: primeiro porque me roubam pouquíssimo preciosas horas de descanso e trabalho; e segundo porque me obrigam a não estar parado, e a corresponder a expectativas auto-impostas.

Armado com a melancolia característica do início de Setembro,

O Autor



P.S.: É com felicidade que constato que Agosto de 2011 foi o mais produtivo de sempre na história deste blog, atingindo os 42 posts. Isto dá a divertida média de 1,3548387096774193548387096774194 posts por dia.

2 comentários:

Bárbara disse...

Neste post li este excerto:

"Porém, e porque escrever me dá gozo e porque o blog não pode parar (que faria eu sem os rendimentos que daqui advêm?), a Estratégia Número Dois é a escolhida. "

O blog dá-te rendimentos? Explica lá isso.
Tambem quero! :D

Renato Rocha disse...

Caríssima Bárbara:

Quem me dera! Infelizmente escrever para a Internet, à disposição de milhões, continua a ser uma actividade não-remunerada. No entanto, aceito doações de mecenas. Depois dou o meu NIB, ok?

Beijinhos!