segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dia Histórico


Não sei se estão a seguir os Jogos Olímpicos. Há lá imensos heróis portugueses, estes sim os Salvadores da Pátria e Representantes da Lusitânia Além Fronteiras. O orgulho neles às vezes é automático, garantido, injustificado e bacoco; mas por vezes temos razões para mentir que “temos orgulho no nosso país”. Olhem, vejam o que aconteceu há bocado! A atleta Telma Santos, praticante de ténis em slow motion, “fez história no badminton nacional”, segundo um repórter que transmitia em directo uma entrevista com a menina.



Aparentemente (e é melhor sentarem-se, porque o triunfo que vos vou descrever pode atingir os corações mais fracos) a atleta portuguesa ganhou pela primeira vez qualquer jogo de badminton nos Jogos Olímpicos, algo que nenhum outro praticante português da modalidade tinha conseguido anteriormente. A miúda derrotou, a bem do país, a sua colega do Sri Lanka, que ao que consta levou uma tareia.

Claro que este momento histórico é apenas um dos muitos atingidos pela atleta portuguesa até agora. Por exemplo, é a primeira vez que uma atleta chamada “Telma” vence uma jogadora do Sri Lanka, e é a primeira vez que uma vencedora de um jogo de badminton dos Jogos Olímpicos cresceu em Peniche.

Mas as consequências deste júbilo não acabam aqui. Hoje fez-se também história no jornalismo nacional, já que é a primeira vez que um jornalista (português, vejam bem!) intitulou uma notícia de “Telma Santos dá primeira vitória ao badminton português”; e fez-se também história na blogosfera nacional, já que é a primeira vez que um português escreve aqui no Trajectória Aleatória que uma portuguesa venceu um jogo de badminton.

O próprio leitor poderá sentir um nervoso miudinho. Não admira: hoje fez-se história na sua vida, já que é a primeira vez que está a ler uma frase que começou com a palavra “Não” e termina com a palavra “bagatela”. 

Continuaremos a acompanhar as vitórias dos atletas portugueses. Diz que Telma Santos, por agora ocupada com entrevistas, irá jogar contra uma tailandesa qualquer, décima no ranking mundial (portanto, uma adversária lá no topo). Se ganhar, Telma Santos voltará a fazer história; e se perder ou empatar também. Até o pequeno almoço que Telma Santos tomar na manhã da confrontação será simbólico para a história do badminton português: com que refeição se alimentará a primeira atleta portuguesa a jogar badminton contra uma tailandesa? Não vamos entrar em histeria: entretanto outros atletas portugueses terão a oportunidade de fazer história umas sete ou oito vezes. Não se esqueçam é de fazer história também e de os irem esperar ao aeroporto. 


http://www.maisfutebol.iol.pt/noticias/telma-santos-jogos-olimpicos-badminton/1364842-2401.html

Sem comentários: