sexta-feira, 7 de maio de 2010

A malta do FCRAMS precisa de aprender o que significa “ter opinião”

Num exemplo de cobardia e desonestidade, fui banido da página do Facebook referente ao FCRAMS, o Festival de Cinema Religioso Alternativo da Margem Sul. Uma simpática mensagem de um dos administradores esclareceu-me:

Eu sou um dos administradores do FCRAMS e foste removido por mim da página do FCRAMS porque tens demonstrado deste os teus primeiros comments algum nervosismo que de todo não é o espirito pretendido no grupo.

Todas as opiniões são bem-vindas desde que demonstrem um minimo respeito, e sinceramente já estavas a passar um pouco das marcas.

Poderão estar a pensar, “Que é que este fez agora para chatear o administrador?”. Gostaria muito de vos transcrever os comentários em questão, mas não posso. Foram todos apagados da página pela administração da conta FCRAMS. Não tem problema, porque eu sei o que escrevi.

Comentei a propósito de uma das curtas apresentadas, vencedora do Prémio Melhor Argumento. O meu comentário foi sarcástico, confesso, dizendo “As outras curtas deviam ter argumentos mesmo maus, para esta ganhar o prémio”. Rapidamente fui interpelado por uma rapariga que me tratou com toda a condescendência, sentindo-se ofendida e perguntando o porquê do meu comentário. Eu expliquei a minha opinião, referindo a falta de conteúdo da curta-metragem, as personagens mal desenvolvidas, a duração exagerada, a falta de enredo e o facto de a mensagem religiosa final não ser suficiente para sustentar uma história.

Isto foi ontem. Hoje, é com surpresa que recebo uma mensagem pessoal do administrador em causa, referindo-se ao meu bloqueio,

Percebo que possas discordar do propósito do FCRAMS, mas porque não crias tu o teu movimento sobre aquilo que defendes? Decerto será melhor do que tentares moldar outros movimentos à tua opinião pessoal.

É de notar que apenas referi a minha opinião, não estava a tentar “moldar” ninguém à minha opinião. A minha resposta foi o menos “nervosa” possível:

Se não me enquadro no "espírito" do vosso grupo apenas por discordar, e se é por isso que me removem, então isso mostra uma total falta de honestidade da vossa parte. Um aviso sobre o tom da conversa, que pode ou não ser mal educado, é uma coisa; o bloqueio de um utilizador é levar o caso a extremos.

Era do meu interesse trocar algumas palavras com os outros participantes no vosso fórum, mas de nenhuma forma vos pedirei para me desbloquearem. Pedirem-me para entrar nos "limites básicos do respeito", que para vós é sinónimo de "não discordar connosco", é a demonstração de que são incapazes de lidar com opiniões diferentes das vossas.

Saúdo mais uma vez o propósito do vosso concurso, mas não posso deixar de ridicularizar a vossa cobardia perante opiniões diferentes.

Continuação de uma boa vida dentro da vossa bolha,
Renato Rocha

Referir-me à má qualidade do argumento parece ter sido demais, pois valeu-me não só o bloqueio da página como uma mensagem pessoal de um dos realizadores da curta-metragem criticada, acusando-me de o desrespeitar, a ele e ao seu trabalho, através das minhas críticas.

Devo ser mesmo muito bom a ofender pessoas. Tudo o que tenho de fazer é dar a minha opinião em relação a algo tão pessoal, íntimo e privado como a qualidade de um argumento de uma curta publicada no Facebook!

.

4 comentários:

Paulo39 disse...

Lá está: se tivesses concorrido tinhas mais "argumentos"...

Agora, criticar e opinar sobre o alheio é muito fácil...
Se calhar, quando tiveres ganho alguns concursos, as pessoas já levem a tua opinião mais em conta.

Renato Rocha disse...

Paulo:

Neste caso é mesmo muito fácil criticar. Basta ver o filme para perceber o quanto o argumento é realmente mau.

http://www.facebook.com/#!/video/video.php?v=439973139044&ref=mf

Não critiquei o facto de a minha opinião não ter sido levada em conta. Quem sou eu para ser levado em conta no que toca a questões de escrita para cinema? Só dei a minha opinião, que por acaso era contrastante com a deles, e bloquearam-me por isso... E isso eu acho incorrecto.

Tiago Santos disse...

Olá Renatoo!
Olá Paulo!
xD

“As outras curtas deviam ter argumentos mesmo maus, para esta ganhar o prémio”.

nao me cheira que tenhas sido banido por teres uma opiniao contraria... acho que foi por a teres exposto da maneira errada... falta de respeito é algo subjectivo e até admito que tu, na tua inocência, nao o tenhas dito com o proposito de ofender ou "picar" ninguem, apesar de duvidar dessa tua inocencia (:P). mas, na minha opinião, foste um bocado chato e até faltaste ao respeito dos senhores realizadores...
era facil alterar o texto para:
"pessoalmente acho o filme fraquinho pela razao x, y e z, mas é apenas a minha opiniao.."
talvez perdesse o impacto todo, mas agr não pds comentar mais xD
é uma questao de, como diz o paulo, medir as palavras e as consequecias delas...
ainda assim, não é grave xD

abraço!

Renato Rocha disse...

Tiago:

Não quero dar a minha opinião de forma a que pareça que estou a pedir desculpa por ela... Sou o mais directo e sincero possível, e tudo o que esperava era que ou me ignorassem, ou me contrariassem, ou até me dissessem algo como tu, com o qual concordo (mas só ligeiramente). Agora, bloquearem-me acho demais, e sei que não foi pelo meu "tom". Depois do comentário a que te referes a conversa avançou com uma das participantes da página, e foi algum tempo depois de eu apresentar as minhas razões tal como sugeres (e muito bem) que fui bloqueado. Não "ofendi" os senhores realizadores, porque uma coisa é o realizador e outra é o argumentista (a não ser que naquele caso fossem a mesma pessoa); e mesmo que fosse o caso, opinei sobre a qualidade do argumento. Quando eu escrevo argumentos para a escola, a MELHOR coisa que posso fazer é rodear-me de pessoas que não concordem automaticamente comigo para que me possam dizer o que acham que devo melhorar de forma objectiva. É a primeira regra de quem se leva a sério no mundo artístico, e é uma lição que os "senhores realizadores" aprenderão algum dia.

Se é para levarem a mal qualquer pessoa que não concorde com eles, então que coloquem um aviso tipo "Amigos Only". Numa plataforma como o Facebook e com uma curta realmente tão fraca estão sujeitos a ser criticados.