quinta-feira, 7 de junho de 2012

A Aula


Três alunos na aula. Entra o professor.

Professor: Bom dia a todos.

Aluno 1: Eia, lá vem este.

Aluno 2: Por que é que ele diz sempre “bom dia” quando na verdade são duas da tarde?

Professor: Hoje vamos estudar os Russos.

Aluno 1: Porque é parvo, é o que é.

Aluno 2: E porque usa peruca.

Aluno 1: Tem falta de cabelo?

Aluno 2: Ia, não sabias?

Aluno 3: Esperem lá, vamos estudar o quê?

Aluno 1: Os Bárbaros.

Aluno 2: Não é nada, é os Romanos.

Aluno 3: Professor, vamos estudar o quê?

Professor: Os Russos.

Aluno 2: Toma lá, não era os Bárbaros.

Aluno 1: Nem os Romanos.

Professor: Os Russos são os habitantes da Rússia.

Aluno 1: O que eu mais gosto na Rússia é o vodka.

Professor: A capital da Rússia é Moscovo.

Aluno 2: Vodka é óptimo, um primo meu deu-me a beber e... Pera lá, oh Professor, os Russos vivem onde?

Professor: Na Rússia.

Aluno 1: A Rússia faz fronteira com que países?

Aluno 2: Sei lá, com a Sibéria, com a China...

Aluno 1: Eia que burro, a Sibéria faz parte da Rússia!

Professor: Atenção que isto é importante: a Sibéria não faz parte da Rússia, também inclui o Cazaquistão. 

Aluno 1: Vês, foi o que eu disse. A Sibéria está ao lado do Cazaquistão mas está dentro da Rússia.

Aluno 2: Tiveste sorte, mas é.

Aluno 3: Oh Professor, eu não apanhei bem, qual é a capital da Rússia?

Professor: Moscovo.

Aluno 2: Pensei que Moscovo era na Sibéria.

Professor: Na Rússia faz muito frio. As temperaturas são quase sempre negativas e...

Aluno 1: Oh professor, mas como assim faz calor? Um primo meu foi à Rússia e...

Professor: Não me interrompam o raciocínio, se fazem favor.

Aluno 1: Este gajo é mesmo mal educado.

Aluno 2: No outro dia estávamos na aula e ele começou a gritar porque o João fez uma pergunta pá super inocente, tipo, não tinha ouvido uma coisa por que estava a escrever e...

Aluno 3: Esperem lá, oh Professor, onde faz frio é na Rússia ou em Moscovo?

Professor: Nos dois sítios.

(risos da turma)

Aluno 3: Mesmo estúpido, este gajo. Faço-lhe uma pergunta e responde a gozar.

Professor: Vão ter que fazer um trabalho sobre a Rússia.

Aluno 1: No outro dia fui à praia.

Aluno 2: Estava calor?

Aluno 1: Estava pois. Andei a tomar banho e tudo.

Professor: O trabalho deve ter 4 páginas.

Aluno 1: Trabalho? Mas qual trabalho? O professor não pediu trabalho nenhum!

Professor: Mas estou a pedir agora.

Aluno 1: E é sobre quê?

Professor: Já disse há bocado: sobre a Rússia.

Aluno 1: Fogo, ainda nem demos a Rússia e já está a marcar trabalhos...

Aluno 3: Oh professor, desculpe lá, mas a Sibéria é parte da Rússia ou parte de Moscovo? É que eu não apanhei bem...

Aluno 1: O trabalho é sobre a Rússia, então?

Aluno 2: Sim.

Aluno 3: E é de quantas páginas?

Aluno 1: 7.

Aluno 2: Não é nada, é 10.

Professor: As quatro páginas do trabalho devem ser em corpo 12.

Aluno 1: O trabalho anterior foi 7.

Aluno 2: Mas tu nem o fizeste, estás a falar para quê?

Aluno 1: Pois não, nesse dia fui ao centro comercial.

Aluno 2: Grande cena.

Aluno 1: Ia.

Professor: As quatro páginas do trabalho devem ser acompanhadas por uma bibliografia.

Aluno 3: Oh professor, afinal o trabalho tem quantas páginas?

Professor: Desculpem lá mas não vou estar a repetir-me, tivessem prestado atenção.

Aluno 3: Eu estava a prestar atenção, estava era ocupado a fazer aqui uns apontamentos sobre a Sibéria ser ao lado de Moscovo.

Professor: Um dos textos que estudámos na aula deve ser incluído na bibliografia.

Aluno 1: A bibliografia é tipo para fazer como?

Aluno 2: Autor, nome do livro, editora, não sei quê.

Aluno 1: Isso é uma seca.

Aluno 2: Pois é.

Professor: O trabalho é para entregar até segunda-feira.

Aluno 1: Outra coisa que é uma seca é ter dores de cabeça.

Aluno 2: É do pior.

Aluno 3: Oh Professor, mas espere lá que eu ainda não entendi: então a Sibéria e Moscovo fazem fronteira com a Rússia?

Professor: Toda a gente percebeu as regras do trabalho?

Aluno 1: Qual trabalho?

Aluno 2: Sobre a Sibéria.

Aluno 1: Ah.

Aluno 3: Pensei que estávamos a dar a Rússia.

Aluno 2: Isso é só na próxima aula.

Aluno 1: Este professor é um burro, está sempre a dar a matéria ao contrário, por isso é que toda a gente tem má nota nos testes.

Professor: Mais alguma dúvida sobre o trabalho?

Aluno 1: No outro dia encontrei uma amiga tua.

Aluno 2: Quem?

Aluno 1: A Maria.

Aluno 2: Eia, não a vejo há imenso tempo.

Professor: Se não há mais dúvidas podemos...

Aluno 1: Oh professor, mas o trabalho é para fazer até quando?

Professor: Segunda-feira.

Aluno 3: Portanto: segunda-feira, sete páginas, sobre Moscovo.

Professor: Não: segunda-feira, quatro páginas, sobre a Rússia.

Aluno 2: Então agora já é sobre a Rússia? Fogo, este gajo...

Aluno 1: É impossível seguir-lhe o raciocínio.

Aluno 3: Oh professor desculpe lá, mas então qual é a capital da Rússia?

Aluno 2: Professor, segunda-feira já temos muitos testes.

Professor: Quantos?

Aluno 2: Um, pelo menos.

Professor: E qual é o problema?

Aluno 2: O problema é que ficamos cansados e sem concentração nenhuma.

Aluno 1: Queres ver que ele lhe dá a volta?

Aluno 3: Vai conseguir, vai.

Professor: Sendo assim o trabalho fica para terça.

Aluno 2: Toma!

Aluno 3; Então o trabalho é para quando, afinal?

Aluno 2: Não percebi, mas acho que é quarta.

Aluno 1: Bora à praia este fim de semana?

Aluno 3: Então e o trabalho sobre Moscovo?

Aluno 2: São só duas páginas, meu.

Aluno 3: Oh professor, mas então vamos lá ver, Moscovo está ao lado da Rússia ou da Sibéria?

Aluno 1: Este gajo só faz perguntas parvas.

Professor: Mais alguma dúvida?

(silêncio)

Professor: Podem sair.

Aluno 1: Fonix, finalmente. Estas aulas são impossíveis, ficamos metade do tempo a repetir as mesmas coisas.

Aluno 2: O que vale é que na próxima aula damos os Russos, que são bem fixes.

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