segunda-feira, 1 de março de 2010

Decadência pela Manhã

O Programa “Companhia das Manhãs” tem agora um desafio fantástico. Chama-se “O Bebé do Mês”. Três miúdos pequenos, com as respectivas mães, são sentados em três cadeirinhas em fila e participam numa série de provas para ver quem ganha. Um dos desafios inclui, de entre três brinquedos em forma de animal, escolher o cão que faz “ão ão”. Outro desafio passa por meter as mães a fazer caretas aos miúdos, e ganha quem se rir primeiro. O desafio final, sem dúvida o mais engraçado, passa por colocar os miúdos no centro do estúdio a dançar ao som de uma música do Avô Cantigas. O bebé vencedor será agora anunciado pelas juradas, um conjunto de celebridades convidadas.

É engraçado ver como os apresentadores fazem um esforço para desculpar esta ideia ridícula. Continuam a repetir “Isto é tudo uma brincadeira” e “Aqui só queremos bebés felizes, porque isto é só para divertir os bebés”, que todos levarão brinquedos. Neste preciso momento, enquanto escrevo estas palavras, um dos bebés tropeçou no cenário e foi de queixo ao chão.

“O Alexandre demonstrou uma grande destreza na colocação das formas no cubo”, diz entretanto uma das juradas, referindo-se ao primeiro desafio. O vencedor foi mesmo o Alexandre, o “Bebé do Mês”; voltará ao programa para competir pelo título de “Bebé do Ano”. Estou comovido. A mãe do Alexandre parece extremamente contente. Agora vêm os brinquedos, e andam à procura de um dos bebés que entretanto tentou fugir. Nunca uma emissão televisiva conseguiu ser tão caótica, mal organizada, de mau gosto e com tamanha falta de conteúdo, tudo ao mesmo tempo.

.

Sem comentários: