quinta-feira, 17 de junho de 2010

A importância da grossura: um post sério sobre um assunto que nos toca a todos

Deixemos de lado o óbvio mau gosto do título acima, cujo único objectivo era, ainda que mantendo coerência com o que lhe segue, atrair os leitores mais marotos e distraídos.
A todos os meus caros leitores que consomem produtos com chocolate, nomeadamente bolachas, declaro que hoje trago boas novas para todos vós. Um problema que a todos nos preocupa é a aparente falta de brio profissional dos inventores e produtores de bolachas com chocolate que, não sei se num rasgo economicista ou de forma a poupar os estômagos mais sensíveis, colocam nas suas bolachas uma tão pequena e insignificante quantidade de chocolate que, à língua do apreciador, a pouco sabe senão à bolacha que lá está. Mas e o sabor do chocolate, que é no fundo (ou deveria ser) o protagonista da bolacha?
A solução está encontrada. Foi com alegria comovida que abri hoje um pacote de bolachas oferecido por minha mãe para as provar, e constatei que a razão bolacha/chocolate é muito diferente de qualquer outra bolacha que já tinha visto; nomeadamente, que a quantidade de chocolate presente na bolacha é muito superior ao habitual (uma vez que, tendo o disco de chocolate entre as duas bolachas o mesmo raio e portanto a mesma área que as bolachas circulares, apenas se considera a espessura dos mesmos para a análise que se segue).


Uma análise aprofundada da fotografia revela que esta bolacha respeita uma fórmula matemática por mim desenvolvida, aplicável a qualquer doce composto por “chocolate+ (outro ingrediente)”, e que quando obedecida produz um equilíbrio perfeito entre o sabor de chocolate e o do outro ingrediente.


Por linguagem matemática, temos que:
Qc = ½ Qi
Sendo Qc “quantidade de chocolate ideal” e Qi “quantidade do outro ingrediente”. Ou seja, traduzindo a fórmula para linguagem comum, chegamos à Lei de Rocha (por mim desenvolvida)
Lei de Rocha: Para qualquer bolacha ou doce em que o chocolate seja um dos dois únicos ingredientes, a quantidade de chocolate deve ser equivalente a metade da quantidade do segundo ingrediente, qualquer que ele seja.
Temos, portanto, um caso prático onde esta fórmula é aplicada e com sucesso, porque as bolachas são realmente deliciosas. A toda a comunidade científica os meus mais sinceros agradecimentos pela atenção e a promessa de que continuarei a desenvolver o meu trabalho na área da matemática aplicada às doçarias de supermercado.
.

3 comentários:

Ana Sousa disse...

Entao mas afinal qual é a marca dessas mega bolachas?! Também quero provar! =P

Renato Rocha disse...

Olá Ana!

Chamam-se "Principe Double Choc", e podem ser encontradas no El Corte Inglés. São mesmo boas, a sério.

Julia disse...

e nisto que os cientistas dedicam a vida? ta tudo explicado..
nao que nao seja importante a satisfaçao de comer uma bolacha com o devido chocolate.. mas ja pensaste em dedicar te a uma formula existencial?