sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

A Dra. Manuela Ferreira Leite é uma besta



Eu explico porquê. A Dra. Manuela Ferreira Leite, suponho que representando o seu partido, aproveitou a sua mensagem de Natal para espalhar um desfile de falinhas mansas e disparates claramente apontados contra a recente proposta socialista para legalizar o casamento homossexual. Conseguiu transformar a sua mensagem de Natal, nas suas palavras uma altura de “alegria e amor”, num discurso metafórico e cheio de recadinhos subliminares que apenas servem para dividir e dificultar mais a vida a quem anda de um lado para o outro a tentar tornar este país um bocadinho mais democrático e justo para todos.

Inicia a mensagem com o típico “Ano difícil e de crise, mas devemos ter esperança”, e não perde tempo a começar:


(O Natal) é a época em que se celebra esse núcleo essencial na estrutura da nossa sociedade que é a família. É sobretudo no seio da família que se educam as crianças, se formam os jovens, e se amparam os mais idosos. Nunca será demais realçar a sua importância na coesão social necessária ao progresso que todos desejamos.


Suponho que aqui família” signifique “Casal de um homem e uma mulher, filhos e filhas, avozinho e cachorro”, a típica definição standardizada e utilizada pelos “anti-casamento-gay” como uma espécie de valor moral impenetrável e inalterável. Suponho que todas as mulheres e pais solteiros que criam os seus filhos sozinhos adorem esta definição, e se revejam nela. Além disso, todos sabemos as histórias das civilizações destruídas e em total caos económico e social, quando ataques à família são permitidos. Coisas como, sei lá, o divórcio. Mas espera, o divórcio é permitido? Então que outro ataque pode haver à família? Dra. Manuela Ferreira Leite prossegue:


Em fases da vida em que tudo é incerto, a família não pode ser fragilizada, e agredi-la é perigoso e inaceitável.

Começando com “em fases da vida em que tudo é incerto”, para atribuir ao que vem a seguir uma contextualização fatalista e emotiva, segue-se o argumento favorito de todos nós: O Ataque à Família! Como se a Família fosse uma instituição, ou uma pessoa frágil, ou um boneco de porcelana que ao mínimo toque se despedaça. Como se a família não passasse de uma definição, de uma etiqueta que damos às coisas, e que tem sido alterada ao longo dos séculos para melhor reflectir a evolução moral do ser humano. Será esta a mesma “família” em que, há apenas algumas décadas, o divórcio era um disparate e uma blasfémia? Será esta a mesma “família” que, há uns séculos, não passava de um contrato social entre duas tribos ou reinos vizinhos para fortalecer laços diplomáticos e económicos?

A Dra. Manuela Ferreira Leite utiliza este argumento baixo e falacioso como quem não quer a coisa, com a lata de quem está a vitimizar-se e envia o recadinho ao seu agressor. De que forma podem as famílias portuguesas ser “fragilizadas” ou “agredidas” com a permissão do casamento homossexual? Se todos os homossexuais do país se casassem neste preciso momento, de que forma a estrutura social em que vivemos entraria em colapso? É a suposição mais ridícula e mais mesquinha, de quem se quer meter na vida dos outros. Teriam razão, caso o casamento homossexual REALMENTE apresentasse alguma desvantagem objectiva e mortal para a sociedade. O que não é o caso.

A líder do PSD acrescenta ainda, antes de terminar, esta pequena pérola da hipocrisia:

O Natal lembra-nos o especial dever de compreensão e de ajuda. Não é o tempo de egoísmos e vaidades, ditados pelo desprezo das condições de cada um.

O que é bastante coerente, vindo de alguém que quer negar um direito inofensivo uma minoria inofensiva.

Exactamente, Dra. Finalmente concordo com alguma coisa do que foi dito no vídeo. Seja compreensiva e esqueça o egoísmo pessoal e a vaidade de quem se acha dona da moral; e para a próxima, não utilize uma mensagem de Natal para transmitir mensagens subliminares fatalistas e que só contribuem para dividir a população e atrasar mentalidades.


PS.: E já agora, um bom Natal para todos os gays, lésbicas, transexuais, bissexuais, travestis, drag queens, ateus, hereges… E claro, para a Tradicional e Mui Moralmente Correcta Família Ferreira Leite.

.

Sem comentários: