quarta-feira, 31 de março de 2010

Programas da Sic: a tornar o povo mais ignorante desde mil novecentos e noventa e tal

O programa de Fátima Lopes, “Vida Nova”, tem uma convidada que por lá aparece a fazer uam rubrica muito própria. Chama-se Christiane Águas, e é uma senhora redonda responsável por uma série destas ideias New Age que ganham terreno e chupam o dinheiro à malta mais impressionável.
Não tenho nada contra o New Age, uma vez que tudo o que é ignorância alheia inofensiva e divertida faz bem à alma; no entanto, foi com surpresa que liguei hoje a TV e espreitei a rubrica de Christiane Águas.
Entre outras coisas, Christiane Águas estava a defender (ou melhor, afirmar com toda a confiança), que as constipações e ataques de alergias são condições emocionais. Dizia ela que se tratam de sintomas de insegurança.
Isto é simplesmente perigoso. Não é só ignorante, porque dizer que constipações são resultado de instabilidade emocional; é malévolo. Espero, com toda a sinceridade, que alguém morra por causa deste disparate; e que a história atinja os jornais. “Mulher morre de pneumonia sem atendimento médico por achar que estava era triste com a vida”.
Tal aconteceu na América, na altura em que Oprah Winfrey, a mulher mais irresponsável da televisão mundial, transformou o livro “The Secret” num best-seller nacional ao levar a autora e seus amigos “especialistas” ao seu programa. Assim que uma mulher, vítima de um cancro terminal, lhe enviou uma emocionada carta a dizer que trocara os tratamentos médicos pelo “pensamento positivo”, Oprah veio esclarecer que a Lei da Atracção (a ridícula noção de que pensar em algo torna-o real) “não é a solução para tudo”.
Este tipo de irresponsabilidade levado pela Sic às casas dos portugueses é perigoso, e potencialmente letal para alguém que, numa situação de fragilidade física ou emocional, se veja tentado a experimentar tais ideias.
Voltando a Christiane Águas. No seu site é possível ler divertidos PFD’s sobre a “Ordem cronológica do processo de construção da doença”. Ao que parece, a infelicidade leva a stress, que leva a depressão, que leva ao aparecimento dos sintomas da doença. No fantástico novo mundo da New Age, não existem bactérias, vírus ou micróbios. Para quê levar essa coisa da medicina convencional a sério quando uma mulher gorda e a Fátima Lopes me dizem que o meu problema de saúde é emocional?
Christiane Águas tem, no entanto, a consciência da fraude que é. Na sua “ordem cronológica do processo de reconstrução de saúde”, o que virá primeiro? O Pensamento Positivo? A Estabilidade Emotiva?
Nem por isso. Primeiro vem o diagnóstico médico, a medicina convencional as quimioterapias; depois sim é possível a cura, através de meditação, técnicas de relaxamento e reprogramação linguística e celular (que raio?).
Christiane Águas sabe perfeitamente que nenhum pensamento positivo salva alguém de nenhuma constipação, porque as doenças físicas são FÍSICAS. Não é necessária uma causa emotiva para explicar o porquê de uma gripe; no entanto, muita gente vai nesta conversa.
Não estará já na altura de ser criado um organismo governamental que controle estas coisas? Uma vez que a ASAE anda tão preocupada com as colheres de pau e a distância em metros depois da qual se pode fumar fora de um teatro, não seria útil criar um organismo responsável por fiscalizar devidamente estas fraudes? Quando digo estas falo de todos estes gurus do Pensamento Positivo, bem como cartomantes, tarólogos, Professores Karambas, videntes e bruxos.
Mas suponho que não. As pessoas preferem viver na ignorância. Compreender que há coisas fora do seu raio de acção, e perceber que se calhar não há uma cura milagrosa para ultrapassar a vida sem dificuldades ou tristezas, é simplesmente demais para elas. Aceitar que as doenças acontecem não porque devíamos ser mais felizes e interiorizar frases estúpidas sobre pensamento positivo mas porque simplesmente acontecem parecerá cruel? Será assim tão difícil não ter o controlo total sobre as nossas vidas? E não será o preço a pagar por esta ignorância, nomeadamente acreditar e gastar dinheiro em todas estas fantochadas potencialmente perigosas, um preço demasiado alto?
Felizmente nunca precisei de nenhum livro de auto-ajuda nem de nenhum tipo de estimulação espiritual. Assumo responsabilidade pela minha vida, e não coloco a culpa dos meus erros em desastres kármicos, rebelia a um ser superior ou Leis Espirituais; da mesma forma que tomo crédito pelas minhas vitórias, e não agradeço a nenhuma Harmonia Espiritual pelo favor. E, por incrível que possa pareça, consigo encontrar um sentido para a minha vida e ganhar controlo sobre ela sem precisar de ter uma gorda no Vida Nova a dizer-me como o devo fazer.

8 comentários:

What disse...

pa.. eu concordo, os gajos mereciam ser todos presos

mas eles poder falar podem sempre, porque ha a tal coisa da liberdade de expressão... a verdade é que cabe a cada um acreditar e perceber e tomar conta da sua vida por si própio...

mas pronto... nada a fazer... a gorda vai continuar a dizer para sorrires perante uma pneumonia e pensar em cachorrinhos bebés quando tiveres cancro...

Renato Rocha disse...

Não, não cabe. Cabe à autoridade desmascarar as fraudes que ganham dinheiro a enganar as pessoas, independentemente das pessoas acreditarem ou não no esquema fraudulento. A liberdade de expressão termina quando estas activamente a conduzir e a lucrar com as escolhas de outras pessoas.

Imagina: O sr. Abílio vive numa aldeia, tem a sua horta, é viúvo. Aparece-lhe um tipo bem vestido e bem falante, e conta-lhe uma história sobre como precisa de um pequeno investimento para criar a sua empresa que de certeza vai dar dinheiro; como consequência, o Sr. Abílio dá ao homem todas as suas poupanças. O homem foge, Sr. Abílio fica sem dinheiro.

Segundo a tua lógica, a culpa foi do Sr. Abílio. Quem o mandou acreditar no homenzinho? Ele é que devia ter tomado conta de si próprio!

Certo...?

Paulo39 disse...

O exemplo dado pelo Renato na secção de comentários é fraude, obviamente.

Já em relação ao pensamento positivo, há muito que se lhe diga e as coisas não são tão transparentes assim.

"Espero, com toda a sinceridade, que alguém morra por causa deste disparate; e que a história atinja os jornais."
Disparate é o que escreveste! Acho que te arrependerias se isso realmente acontecesse (se é que não te arrependeste já desta tão leviana frase).

"Christiane Águas tem, no entanto, a consciência da fraude que é. Na sua “ordem cronológica do processo de reconstrução de saúde”, o que virá primeiro? (...) Primeiro vem o diagnóstico médico, a medicina convencional as quimioterapias; depois sim é possível a cura, através de meditação, técnicas de relaxamento e reprogramação linguística e celular (que raio?)."

Isso assim à 1ª vista mostra que não se trata duma fraude, antes pelo contrário, a senhora aconselha a utilizar-se os métodos convencionais primeiro, o que é algo sensato. Só depois disso é que parte para as curas não convencionais.

Uma coisa não impede a outra. A medicina convencional não é a única que tem resultados, embora seja a mais eficaz. No entanto há exemplos doutras abordagens que podem ter sucesso, como sejam a medicina tradicional chinesa e essa forma de cura "espiritual" do pensamento positivo.

"...nenhum pensamento positivo salva alguém de nenhuma constipação, porque as doenças físicas são FÍSICAS. Não é necessária uma causa emotiva para explicar o porquê de uma gripe; ..."
Aqui estás errado.
A verdade é que já foi demonstrado que o estado emocional e físico duma pessoa estão ligados e que se afectam um ao outro.
A verdade é que uma pessoa que esteja confiante e segura mentalmente tem muito maiores chances de resistir a um ataque físico por doença do que a pessoa que se sente deprimida ou simplesmente resignada.
Podes perguntar isto a qualquer médico.

Como é óbvio, tudo depende dum ponto do equilíbrio, e como é natural, cada caso é um caso.

De resto, à tua proposta de haver medidas que impeçam estas pessoas de se publicitarem eu contraponho que, na minha opinião, não é esse o caminho. O caminho é dar uma 2ª opinião às pessoas.
O caminho é proporcionar uma boa educação e uma alternativa de informação que possa levar as pessoas a pensar e decidir por si próprias. Tirá-las da ignorância.

Renato Rocha disse...

Paulo:

QUanto à minha afirmação "leviana", mantenho-a. Uma morte seria mais do que o suficiente para levar o país a repensar as suas prioridades, nomeadamente sobre este tipo de "medicinas alternativas"; por isso dei o exemplo americano, da vítima de cancro.

Percebo o que dizes sobre o pensamento positivo e respectivo papel na cura de doenças, e sei que é asim que funciona; no entanto, acho que não percebeste bem a tese de Christiane Águas. Ela defende que TODAS as doenças são EXCLUSIVAMENTE resultado de pensamentos negativos e inseguranças. Para ela não há sintomas físicos, nem um equilíbrio entre as duas coisas. No seu livro, que tive a oportunidade de ler, ela defende que as doenças genéticas, por exemplo, passam de pais para filhos não pelos genes, mas sim porque os pais ensinam aos filhos determinada insegurança ou forma negativa de olhar para a vida, o que por sua vez levará à doença hereditária.

No entanto, e tal como relembraste, Christiane fala na importância da medicina na cura. Isto é claramente contraditório, uma vez que a medicina dita "tradicional" cura sintomas físicos e não mentais. Independentemente do papel do pensamento positivo no processo de cura do cancro, o cancro em si é físico, e os mecanismos que hoje temos para destruir as células cancerígenas não se baseiam em "estados de espírito".

Agora, isto apenas vem sublinhar o carácter fraudolento desta mulher. Se os tratamentos da medicina convencional resultarem, todo o processo que se segue é obsolento e inútil no tratamento dessa doença; mas é por este tratamento "espiritual" que Christiane pede dinheiro. Não consigo imaginar uma forma mais desonesta de lucrar com a doença alheia.

Por fim, concordo totalmente com a tua afirmação sobre a importância da educação; da mesma forma que, no caso do idoso vítima de fraude que usei como exemplo, a educação das pessoas de idade pode diminuir o número de casos; no entanto, não vamos deixar de prender os fraudolentos apanhados a cometer este tipo de crimes. A educação funciona e é importante, sim; mas quem lucra de forma desonesta tem de ser impedido de o fazer na mesma.

Tiago Santos disse...

não me apetece comentar tudo o que disseste mas acho que uma delas é demasiado para não dar a minha opiniao...
se a pessoa que tu defendes e reforças que esperas que morra for alguem que tu amas? achas que a vida dela deve ser... desperdiçada assim? Acho que as xs devias medir bem o que dizes antes de dizeres as coisas da maneira mais dramática e forte que te lembras.

Anónimo disse...

Olá Renato:
Pensas mesmo que a tua opinião é mais verdadeira e mais importante do que a de qualquer outra pessoa? Será a tua verdade mais real do que a de um outro, ainda que diferente? Crescer é também dar espaço ao outro e á diferença!
Talvez seja interessante descentrar-te de ti e do teu mundo e olhar para as outras pessoas culturas, filosofias, religiões, história, ..., existe um universo para descobrires.
Bom crescimento e felicidades para o futuro.
A Transcultural

Renato Rocha disse...

Cara comentadora:

Se está a dizer que há uma verdade para mim e outra verdade para as outras pessoas, sugiro que escolha outra palavra que não "verdade"; a não ser que ache que "verdade" depende de pessoa para pessoa. Se eu achar que a Terra é plana isso é verdade "para mim"? Espero que esteja mais longe do relativismo cultural do que parece...

Quanto à sua mensagem sobre descobrir sobre outras pessoas e culturas, não poderia concordar mais. Acredite que vou fazendo o que posso para aprender o máximo, e por isso prefiro falar com pessoas que não concordam comigo ou aprender com quem tem ideias diferentes das minhas.

Renato Rocha disse...

(continua)

Agora, se para si "crescimento" é aceitar de alguma forma que outras pessoas tenham crenças ou noções de "verdade" como a que critico neste post específico, lamento mas nunca poderei realmente "crescer". Penso que defendi o meu ponto de vista de forma clara, mas estou mais do que disponível para uma discussão sobre o assunto (especialmente se não concordar comigo!)

Cumprimentos