quarta-feira, 2 de junho de 2010

Os critérios utilizados no programa “Achas que Sabes Danças?” explicados com uma analogia

No concurso “Achas que sabes diagnosticar?”, 20 médicos competem pelo lugar de melhor médico do país. Entre eles contam-se cardiologistas, pediatras, oncologistas ou dermatologistas. As provas incluem todo o tipo de especialidades de clínica geral, onde os médicos devem demonstrar enormes capacidades de diagnóstico em todos os campos da medicina.
O júri, por sua vez, é composto apenas por dois cardiologistas e um gajo que encontraram no parque de estacionamento à procura de emprego. Sempre que as provas incluem tarefas de cardiologia o júri elogia a técnica, os conhecimentos teóricos, a execução e a evolução ocorrida.

PARTICIPANTE: Chamo-me Maria, acabei de fazer um by-pass a este paciente e ele sobreviveu, mas encontra-se ainda em observação com risco de infecções pós-operatórias.
JÚRI CARDIOLOGISTA: Acho que deves melhorar a técnica, não está perfeita. Por mim, não estás preparada.
GAJO QUE ANDAVA A VAGUEAR NO PARQUE DE ESTACIONAMENTO E QUE FOI CONVIDADO PARA SER JÚRI À FALTA DE MELHOR: Acho que nasceste para ser médica, parabéns. Podes inclinar-te para eu ver melhor o teu decote, por favor?
JÚRI CARDIOLOGISTA #2: Lamento, mas por mim também ficas por aqui. Não seguiste a metodologia correcta, não utilizaste a técnica de sucção que devias e o teu diagnóstico inicial teve uma vírgula fora do sítio. Não poderás continuar connosco.
No entanto, quando as provas incluem desafios em campos diferentes, o júri retrai-se e utiliza critérios inovadores.

PARTICIPANTE: O meu nome é Sofia, sou cardiologista mas acabei de fazer uma operação ao pé de um paciente. O paciente ficou coxo, esqueci-me de duas compressas dentro do calcanhar e urinei para dentro da ferida ainda por sarar.
APRESENTADOR: Será que a Sofia passa à próxima fase? Júri, o que têm a dizer?
JÚRI CARDIOLOGISTA: (chora de emoção descabida) Foi uma operação lindíssima… Desculpa… mas a forma como expressaste o médico que há em ti… (desmancha-se em lágrimas)
GAJO QUE ANDAVA A VAGUEAR NO PARQUE DE ESTACIONAMENTO E QUE FOI CONVIDADO PARA SER JÚRI À FALTA DE MELHOR: Gostava de ser operado por ti no íntimo da minha casa.
JÚRI CARDIOLOGISTA #2: Adoro a forma como agarras no bisturi, acho que ficas muito bem com essa bata vestida e tenho de confessar que também me atrai o desodorizante que usas. Por mim passas! Estás no top 20 melhores médicos de Portugal!
.