sábado, 20 de novembro de 2010

Espera... o quê?!

O Papa deve andar a ler o meu blog, porque decidiu descer do seu trono celestial e tocar a realidade por alguns momentos. Numa entrevista, confessou que o preservativo pode ser usado, lá muito raramente, quando a intenção da pessoa é não apanhar uma doença sexualmente transmissível como a SIDA.

E de uma assentada, o Papa destrói qualquer credibilidade que o seu emprego como representante divino poderia ter. Primeiro, a população mundial não dirá “Oh meu Deus, este é um passo de modernidade da Igreja!”; o que todos suspiraremos é “Duh, já não era sem tempo…” ou um sarcástico “Uau, a sério?!”.

Segundo, não sei se o Papa se lembra de, há uns tempos, ter dito que o preservativo era irrelevante no combate à SIDA; aliás, até piorava a situação. Ora, a suposta perfeição do Papa foi demolida… por ele próprio. O que fazemos quando uma pessoa que é, segundo a sua doutrina, o representante de Deus na Terra se contradiz? Em que devemos acreditar? Na sua palavra indubitável ou na palavra indubitável que desmente a primeira palavra indubitável?

Está decidido: O Trajectória Aleatória distingue hoje oficialmente o Papa Bento XVI com o troféu “Eu sou tão idiota que consegui comprovar que a minha própria doutrina é uma treta”. Parabéns ao Papa e a todos os católicos que continuam a dar credibilidade a tamanho imbecil. Quando também vós, com alguns meses ou anos ou décadas de atraso, compreenderem a inutilidade e a fraude que é a vossa religião, “nós” estaremos cá para vos receber.


1 comentário:

Gon Costa disse...

Olá Renato. Cheguei a este post um bocado de propósito, porque sei que há muita gente com este tipo de posição, e eu queria ver se conseguia percebê-la e/ou desmistificar alguns mal-entendidos que haja pelo meio.

Primeiro acho que és uma pessoa inteligente, e acho que este tipo de posição não é lá muito inteligente. A posição do Papa é a mesma, e a posição da Igreja continua a ser a mesma. E está longe de ser retrógrada, na minha opinião. Tenho vindo a descobrir coisas fascinantes sobre a Igreja nestes últimos anos e acho que posso partilhar algumas agora, se tiveres paciência.

A Igreja, ao contrário do que se possa pensar, não é um grupo de velhos teimosos que se agarra às mesmas tretas há anos por tradição ou casmurrice. Qualquer posição que a Igreja tem é fundamentada e coerente, e essa coerência não permite que as posições sejam alteradas de ânimo leve. Se quiseres aconselho que leias o Catecismo da Igreja Católica (não tudo, mas vai à secção que te interessar), que está disponível no site do Vaticano. Deve esclarecer algumas dúvidas antes de escreveres desta maneira no blog.

Todas as pessoas têm direito à sua opinião, mas como deves calcular há opiniões mais ou menos iluminadas, e devemos procurar sempre ser justos. Achei que não foste muito sensato, só isso.

Se estiveres interessado em discutir o assunto, eu estou disponível para dar a minha opinião. Se quiseres só esclarecer podes ir ao site que aconselhei. Como quiseres.

Grande abraço,
Gonçalo