domingo, 29 de agosto de 2010

Um Domingo a olhar para as nuvens

O vereador Sá Fernandes está preocupado com a abertura dos hipermercados lisboetas ao Domingo.

"Ainda não há decisão mas vou-me bater na câmara para que continue tudo como está: hipermercados fechados aos domingos e tardes de feriado", afirmou ao i o vereador da Câmara Municipal de Lisboa. Sá Fernandes - responsável pelo Ambiente Urbano, Espaço Público, Espaços Verdes e Abastecimentos - defende que o alargamento do horário dos hipermercados pode pôr em causa a sobrevivência do pequeno comércio e sustenta que "são dias para olhar para o céu e não para dentro de grandes superfícies".

Há dois problemas principais com a linha de raciocínio de Sá Fernandes. O primeiro é que o comércio tradicional não está aberto ao Domingo, quem duvida que passeie pela cidade a um Domingo à tarde para ver se encontra um sítio “tradicional” para fazer compras.

O segundo problema é que, mesmo que para Sá Fernandes os Domingos sirvam para “olhar para o céu”, o resto da população agradecia a possibilidade de escolher entre olhar para o céu e ir ao hipermercado, se for isso que lhe apetece no momento. Não sei, isto sou eu que acho que as pessoas devem ter a liberdade para escolher onde passam a tarde, e se Sá Fernandes gosta de ver as nuvens em gosto de ir ver montras. A diferença é que Sá Fernandes se encontra numa posição privilegiada, confiante de que poderá utilizar a sua profissão de vereador para garantir que pessoas como eu, que amam a liberdade individual mas detestam com certeza o comércio tradicional e as vistas aéreas, possam levar a sua avante.

E a proposta de Sá Fernandes consegue ter um terceiro problema. O que o vereador diz com isto é que o comércio tradicional, que ao Domingo estará ocupado a aproveitar os clientes que não têm hipermercados para visitar, não poderá fazer aquilo para o qual o dia de Domingo existe, que é olhar para o ar. Afinal quem parece não gostar do comércio tradicional é Sá Fernandes, negando-lhes o direito de, como ele, passarem uma boa folga a ver as nuvens a passar. No fundo, no fundo, quem está a tentar diminuir os direitos e as liberdades do comércio tradicional é o vereador Sá Fernandes. Alguém o pare, por favor.

Sem comentários: