sexta-feira, 19 de agosto de 2011

No Correio da Manhã de hoje:

Renato Rocha, detido na passada Terça-feira, foi hoje libertado após um curto e desinteressante julgamento. Rocha foi acusado de desobediência civil na sequência de declarações sobre a praia e sobre os portugueses.

“O meu cliente foi condenado a fazer praia até ao final do mês de Agosto”, revelou à saída do Campus da Justiça o advogado de defesa, Paulo Marques. Segundo o despacho do juiz António Saraiva, Rocha está ainda obrigado pelo tribunal a cumprir mais de 30 horas de tradições de Verão, que incluem passear-se com uma marmita, aplicar protector solar a cidadãs gordas e consumir bolas de Berlim com creme. “As declarações do arguido inserem-se no campo da liberdade de expressão mas as suas repercussões sociais não podem ser ignoradas por este tribunal”, acrescenta o juiz.

“Parece-nos uma condenação demasiado leve”, declarou a Comissão de Utilizadores do Litoral Alentejano, que anteriormente tinha criticado Rocha. “Esse senhor merecia ser posto a servir a praia portuguesa, limpando beatas e garrafas abandonadas e distribuindo cinzeiros. Só assim estaria a Justiça a punir a verdadeira ameaça à nossa costa”.

Também Comissão Evangélica Portuguesa, crítica das comparações estabelecidas por Rocha entre a água do mar e o funcionamento do órgão sexual feminino, reagiu em comunicado: “O Sr. Rocha, um neo-ateu, escreveu no seu blog a palavra “lubrificação”, destruindo a inocência de milhares de bebés cristãos em todo o mundo. Só Jesus mesmo pode perdoar um acto de tão descontrolada liberdade de expressão”. Os responsáveis pela Comissão encontram-se neste momento reunidos para uma pesquisa global pela Bíblia em busca do correcto castigo para aquele que refere lubrificação vaginal em público.

A opinião pública, pouco solidária com Rocha, vira-se agora contra o juiz responsável pela decisão. Um grupo de utilizadores do Facebook chamado “Vamos mandar uma marmita cheia de marisco podre pelo correio àquele juiz corrupto de uma figa” conta já com mil e duzentos apoiantes, e promete reunir mais apoiantes nas próximas horas não por mérito próprio mas simplesmente por ter sido referido neste artigo.

Espera-se agora que Rocha se veja obrigado a dividir o seu tempo entre o seu desconhecido blog e o serviço comunitário a que foi condenado. Antes de se afastar a caminho de casa, Rocha declarou aos jornalistas: “Sinto-me de consciência tranquila, mas agora tenho mesmo de ir para a praia”.

Sem comentários: