quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Uma família de treinadores de futebol a jantar

O pai, a mãe, o filho mais novo e a filha mais velha sentam-se a jantar.
- O jantar hoje é carne – diz o pai, apontando para a carne – Se não fosse carne, seria outra coisa qualquer.
- Talvez peixe – diz o filho.
- Não quero entrar em especulações desse género – interrompe o pai – o importante é concentrar-nos com confiança e noção de trabalho na carne.
- Se fosse peixe – deduz a filha – não seria carne.
Os pais aplaudem; a miúda tem jeito, talvez vá para a Faculdade.
- Querido, ontem fui à lavandaria.
- Sim?
- Sim. E trouxe a roupa da lavandaria. A roupa estava lavada porque veio da lavandaria. Se não a tivéssemos levado à lavandaria, a roupa ainda estaria suja.
- E se estivesse suja seria negativo – diz o filho.
- Fui com confiança e com a noção de que tinha feito uma boa prestação no autocarro – continua a mãe – E penso que se não tivesse apanhado o autocarro, teria ido de outra maneira mas com certeza não ia de autocarro.
- O que é mais importante – diz o pai – é o facto de que foste com confiança e com noção de trabalho.
- Pai? –diz a filha.
- Sim, minha filha.
- Ontem ganhei ao meu irmão no jogo do galo.
- Ai foi?
- Sim. Ganhei-lhe por 4 a 2.
- Se eu tivesse ganho mais uma vez – diz o irmão – teria perdido por 4 a 3.
- E eu – continua a irmã – porque ganhei mais partidas do que tu, sou a vencedora.
- Aliás – continua o irmão – Se eu tivesse ganho mais partidas do que tu, seria eu o vencedor.
- Mas não foste porque eu ganhei mais partidas do que tu. E por isso sou a vencedora.
- Porque 4 é maior que 2 – completa o irmão.
- E porque o 2 é menor que 4 – diz a irmã.
- Bem visto – diz o irmão. 
- Onde é que estes dois foram buscar esta confiança e esta noção de trabalho?
- A ti, querido.
Os pais aplaudem; os seus filhos são um orgulho. 

1 comentário:

Julia disse...

mesmo a serio...so te esqueceste do mau portugues