sábado, 13 de agosto de 2011

O verdadeiro apreciador


Três amigos jantando:

- Que vai ser agora? Bolo de bolacha? Mousse? Baba de camelo?

- Qual quê. Quero uma borunhola fresquinha.

- Quê?

- Uma borunhola fresquinha.

- Fresquinha!

- As borunholas não se comem fresquinhas.

- Ai é?

- Ai é.

- Educa-me lá, então.

- As borunholas comem-se mornas, toda a gente sabe isso.

- E com canela!

- Não, com canela nem por isso. Morna sim, mas sem canela.

- Sem canela...?

- Sem canela.

- Também concordo.

- Um verdadeiro apreciador de borunhola come-a bem morna, bem devagarinho, mas sem canela.

- Pois eu prefiro-a fresca e com açúcar por cima.

- Com açúcar!

- Com açúcar e sem canela!

- Vocês comem a borunhola sem açúcar?

- Pôr açúcar numa borunhola é redundante, aquilo já é doce...

- Calma lá, eu também aprecio pôr-lhe qualquer coisinha em cima.

- Nós moscada, queres ver?

- Não. Além de morna, gosto dela com um pouco de compota em cima. Ou doce de tomate. Com o doce de tomate da minha avó... Ui!

- Açúcar não, que é redundante; mas pões-lhe compota que também é doce... Tu realmente...

- Eu realmente quê? O parvo és tu, que a comes fresca. Aquilo vem frio e não sabe a nada.

- Morna é melhor, queima-te a língua...

- Com canela, já disse. Nem fresca nem morna, à temperatura natural. Parece-me óbvio...

- A mim parece-me óbvio que se come é fresca e com açúcar.

- Pois a mim parece-me óbvio que vós gostais de estragar borunholas em largo número à conta das vossas extravagâncias.

- Proponho então o seguinte, já que só nos vemos uma vez por mês e nunca discutimos isto: hoje cada um come uma borunhola como o que está à sua direita desejar.

- Que disparate, vou deixar de a comer fresca por causa de uma brincadeira?

- Não interrompas, olha que isto parece divertido. Talvez possas provar uma borunhola morna e com compota e finalmente dar-me a razão que mereço. Ó chefe! Três borunholas. Uma morna e com compota aqui para o meu ilustre...

- Outra fresca e com açúcar para ele.

- E uma terceira ao natural, com canela, para este cavalheiro.

Vieram as borunhelas, todos provaram, ninguém gostou da sua. Depois despediram-se e separaram-se, cada um com um sorriso interior e a certeza que o verdadeiro apreciador de borunhola era mesmo ele. 

Sem comentários: